Cia.Teatro Hojerizah

A Cia. de Teatro Hojerizah, nasce em função das inquietações humanas de jovens atores, recém formados em Escolas Profissionais de Teatro e suas necessidades em pesquisar e experimentar as diversas linguagens multi facetadas do Teatro Contemporâneo direcionadas as implicações políticas e sociais no centro nervoso da nossa sociedade moderna, capitalista e globalizada, com o intuito de questionar, provocar, inquietar, incomodar e contrapor as múltiplas escolhas e idéias pré concebidas relativas ao conceito do certo e errado enraizado em nosso sistema, que verborragicamente nos assola e lança-nos em um vazio existencial, no qual o silêncio abismal é capaz de nos atrelar ao âmago de nossa covardia e apatia moral e religiosa.




Histórico – Fundada em 28 de janeiro de 2004, a Cia. de Teatro Hojerizah é dirigida por Wellington Durán, e formada por Atores Profissionais oriundos de diversas Escolas de Teatro, que compartilham da mesma identidade filosófica e estética, unindo-se com a finalidade de fundar uma Companhia de Teatro que acima de qualquer coisa pudesse expor sem medo e restrições todos “os aleijões da alma humana” como diria o saudoso Plínio Marcos, um dos ícones teatrais do grupo de Atores.

Tendo como referência a linguagem e a estética do Teatro da Crueldade de Antonin Artaud, o ponto de partida para os estudos e pesquisas da Cia. de Teatro Hojerizah, foram o Teatro da Vertigem, O Teatro Oficina e o Os Satyros.  Passada meia década a Cia. de Teatro Hojerizah vem alcançando reconhecimento e sucesso de público e crítica com seus Espetáculos Verborrágicos, sempre irreverentes, ousados e vertiginosos, conquistando nada menos do que 21 premiações e 18 indicações em Festivais de Teatro, além de ser classificada como a 4° melhor Companhia de Teatro do Estado de São Paulo no I FETSA (Festival de Teatro do Colégio Santo Agostinho) em 2004.

Mapa Cultural Paulista 2003 – (Etapa Municipal) – Melhor ator, ator coadjuvante, atriz revelação e texto original, com o espetáculo “Veritas – O Vale da Penitência”, texto de Daniela de Arruda Garcia, direção de Wellington Durán.

Festival de Teatro TBC 2003 – (Teatro Brasileiro de Comédia) – Vencedor de melhor texto original, iluminação e 05 indicações (Melhor atriz, ator coadjuvante, cenário, figurino e maquiagem) com o espetáculo “Veriras – O Vale da Penitência”, texto de Daniela de Arruda Garcia, direção de Wellington Durán.

I FETSA 2004 – (Festival de Teatro do Colégio Santo Agostinho) – Classificado como a terceira melhor Companhia de Teatro do Estado de São Paulo, com 04 indicações no festival (Melhor ator, ator coadjuvante, atriz e atriz revelação) com o espetáculo “Veritas – O Vale da Penitência”, texto de Daniela de Arruda Garcia, direção de Wellington Durán.

VII FESTECCAR 2006 – (Festival de Teatro da Cidade de Carapicuíba) – Vencedor de melhor espetáculo, cenário, produção, sonoplastia, iluminação, iluminador, e cinco indicações (melhor direção, ator, ator coadjuvante, atriz e texto original) com o espetáculo “Veritas – O Vale da Penitência”, texto de Daniela de Arruda Garcia, direção de Wellington Durán.

VIII FESTCCAR 2007 – (Festival de Teatro da Cidade de Carapicuíba) – Vencedor de melhor espetáculo, texto adaptado, direção, cenário, produção, sonoplastia e operação de som, iluminação e operador de luz, e quatro indicações (melhor ator, atriz, maquiagem, figurino) com o espetáculo “1/4 de Plínio Marcos” de Plínio Marcos, direção de Wellington Durán.

PROJETOS

Espetáculo – “Veritas – O Vale da Penitência”
·         Autora: Daniela de Arruda Garcia
·         Direção: Wellington Durán
·         Temporada – Março 2004/Novembro 2006

Espetáculo – A Bruxa de Oz
·          Autor: Wellington Durán
·          Direção Wellington Durán
·          Temporada – Outubro 2005/Março 2006

Espetáculo – Minha Querida República
·          Autor C. Domingues
·           Direção C. Domingues
·          Temporada – Abril 2006/Novembro 2006

Espetáculo – ¼ de Plínio Marcos
·           Autor: Plínio Marcos
·          Direção e Adaptação de Texto: Wellington Durán
·          Temporada – Março 2007/Novembro 2007

Espetáculo – “Memórias Sobre Rodas”
·          Autor: C. Domingues
·          Direção: C. Domingues
·         Temporada – Março 2008/Novembro 2008

Espetáculo – O Pequeno Mundo de Naninha das Dores
·           Autor: C. Domingues
·          Direção: C. Domingues e Wellington Durán
·          Temporada – Junho 2012/Dezembro 2012


Espetáculo – Intro – A Reprocriação da Espécie
·           Direção: C. Domingues e Wellington Durán
·          Roteiro: C. Domingues
·           Conceito e Linguagem do Espetáculo: Wellington Durán
·          Preparação Corporal: Tatyana Figueiredo e Bárbara Bagattini
·         Temporada – Agosto 2012/Dezembro 2012

Espetáculo – Uma Janela para Anne Constantine
·         Autor: C. Domingues
·         Direção: C. Domingues e Wellington Durán
·         Temporada – Em breve!
·          Estreia Prevista – Em breve!

Espetáculos – Os Solitários de Williams
·         Autor: Tennessee Williams
·          Direção: Wellington Durán
·          Temporada – Em breve!

Acesse nosso site e fique por dentro das novidades da Residência Artaud e da Cia. de Teatro de HOJERIZAH!