A Residência







Fundada em 28 de janeiro de 2010,  com direção de Wellington Durán, a Escola Livre de Atores Residência Artaud é sinônimo de referência em qualidade e seriedade na formação de Atores. O nome da escola é uma homenagem ao Movimento Surrealista surgido na França no período do pós guerra, que agregou artistas de vertentes diversas como, André Breton na Literatura, Salvador Dali nas Artes Plásticas, Luís Carlos Buñuel no Cinema, e Antonin Artaud, Diretor e Teatrólogo, precursor da linguagem e estética Surrealista no Teatro.


Em 2010, ano de sua inauguração a Residência Artaud foi convidada especial do IV Festival Estudantil de Teatro de Atibaia, em novembro de 2010, lotando o Centro de Convenções Vitor Brecheret, com o Espetáculo “A Casa de Bernarda Alba”, de Federico Garcia Lorca, Direção de Wellington Durán. Um texto lírico e poético que narra por meio de personagens metafóricos, a trajetória do poeta Federico Garcia Lorca, assassinado na Revolução Espanhola pela ditadura militar imposta pelo General Franco. Uma montagem ousada e com tons realistas, associadas a uma cenografia muito bem elaborada e um figurino criado com muito cuidado, levantaram o público ao final do espetáculo, na cena em que a personagem Adela é vista enforcada envolta numa iluminação com tons vermelho e azul, iluminado a cena marcante, na qual a tragédia e a esperança de dias melhores permeiam o público de emoção.

Em 2011, desta vez com um Clássico da Literatura Infantil (A Bruxinha que era boa) de Maria Clara Machado, a Residência Artaud, novamente atrai um público que preenche a capacidade máxima de 500 lugares do Centro de Convenções Vitor Brecheret em Atibaia, por ocasião do V Festival Estudantil de Teatro. Desta vez, a Escola de Atores Residência Artaud traz aos palcos jovens atores com idade média de 12 anos, para viver os encontros e desencontros de uma Bruxinha que queria ser boa, e por isso mesmo, sofre o viés da sua condição de feiticeira. O Diretor Geral da Residência Artaud (Wellington Durán) optou desta vez por uma montagem excêntrica, submetendo os jovens atores a viver essa magia mergulhados numa floresta sombria e vertiginosa, constituída à partir de um cenário feito de galhos de árvores naturais, folhas secas, manta acrílica  e elementos cênicos elaborados pelos próprios atores em aulas de Cenografia e Figurino, que também seguiu a tendência sombria e taciturna do espetáculo.
Até mesmo o menino Pedrinho e a Bruxinha Ângela exibiam aspectos mais tétricos. O resultado foi surpreendente, pois, mesmo crianças menores que ficaram um tanto temerosas com a composição sombria dos personagens, queriam a todo custo fotografar ao lado dos Atores.

Em 2012, a escola participou com dois espetáculos na 6ª Mostra de Teatro Estudantil de Atibaia, sendo eles: O QUE VEM DO ALTO e O GRITO . Ambos foram de grande sucesso, juntos contaram com um público de quase 800 pessoas somente com um dia de apresentação! Nossos atores conquistaram  a plateia com muito talento, técnica e sensibilidade, frutos de uma escola de formação de atores que acima de tudo valoriza o lado humano de seus alunos.

E em 2013 não paramos por aí!

A Residência Artaud participou do Mapa Cultural Paulista 2013-2014 e venceu a etapa municipal na cidade de Atibaia com o espetáculo "O Pequeno Mundo de Naninha das Dores", emocionando jurados e plateia com a atuação brilhante de Tatyana Figueiredo, na pele da protagonista Naninha das Dores, e grande elenco da escola: Flavia Moreno, Marcela Galdino e Rick de Marques, com participação marcante de Marco Marianno e Meire Melo.

Em meados de outubro estaremos representando Atibaia na fase regional (Campinas), e contamos com a torcida de todos!

A Residência Artaud prepara muitas novidades!!!
Fiquem ligados no blog!